A Corrida do Tejo é uma das corridas históricas e mais emblemáticas do panorama nacional, sendo uma clássica de 10 km que se realizou pela 41.ª vez no dia 18 de setembro de 2022, com um percurso magnífico e emblemático ao longo da marginal junto à orla marítima do município de Oeiras.

Uma prova que atrai centenas e centenas de atletas, sejam eles regulares que procuram a sua superação, sejam corredores moderados e iniciantes, partilhando todos em comum o prazer de correr, num percurso cheio de animações!

Este ano totalizando as 10.000 inscrições, num ambiente fantástico de pura diversão numa manhã com sol e temperatura agradável para a prática desportiva.

O dia começou cedo, tendo a Organização um papel fundamental no que concerne ao sucesso de gerir toda esta mítica prova, desde o deslocamento dos atletas, existindo o transporte gratuito da CP em toda a linha de Cascais para todos os atletas inscritos, não esquecendo os suportes básicos essenciais numa prova, tais como o serviço de roupeiro, WC’s portáteis e duche gratuito no final da prova.

Chegados ao local de partida os atletas depararam-se com um ambiente de festa, já com todas a caixas de partida personalizadas prontas para receber cada atleta, este ano com duas vagas de partida à escolha dos participantes, permitindo assim uma melhor estrutura e agilidade na partida.

30 minutos antes do início da prova a organização brindou-nos com um mini concerto, o que ajudou a serenar a adrenalina habitual estampada no rosto de cada atleta!

Durante todo o percurso foi notável o apoio, os abastecimentos e toda a envolvência dos elementos da organização para que os atletas se sentissem acarinhados e apoiados, como também mais uma vez tivemos a presença dos Bombeiros Voluntários de Oeiras para nos refrescarem durante o percurso com jatos de água e muitos sorrisos e claro os nossos fotógrafos de excelência para registar cada momento!

A chegada à meta com uma passadeira “vermelha” é o troféu merecido para cada atleta, num corredor com imensos apoiantes que nos brindaram com aplausos, palavras de incentivo e coragem, que fez abrilhantar ainda mais esta Corrida do Tejo!

No final muitos brindes, muitas fotos para várias entidades que estavam no local, as tendas para as merecidas massagens estavam lá e todo o aglomerado de mimos e surpresas também! O Local de chegada para uma prova deste tipo, não podia ser melhor, para que todos pudessem partilhar a sua superação a cada amigo que ali se encontrava.

Seguiu-se a entrega dos troféus com poupa e circunstância aos vencedores na 41.ª edição da Corrida do Tejo, existindo prémios para a categoria da Geral, bem como para Escalões das várias faixas etárias, destacando-se também a equipa mais numerosa na prova.

É de referenciar que nesta prova todos puderam participar, desde pais a correr com carrinhos de bebés, a atletas com mobilidade reduzida e/ou outras incapacidades e é de valorizar esse aspeto pois a inclusão no desporto tem de ser aceite e a Organização da Corrida do Tejo aceitou e providenciou todos os pormenores para que tudo fosse um sucesso e foi….

Não esquecendo também a Corrida do Tejo Kids que se realizou no dia 17 de setembro, naquela que foi a 5.ª edição no Centro Desportivo Nacional no Jamor, onde contou com a participação de crianças dos 5 aos 12 anos e que não faltou várias animações, insufláveis, pinturas faciais, karts a pedais e jogos tradicionais onde para além da componente desportiva foi também uma vertente marcadamente solidária, tendo como missão divulgar e apoiar a David Vaz Associação.

A receita da Corrida do Tejo Kids reverteu na sua totalidade para a David Vaz Associação, cuja missão se prende com a promoção da amizade, do desporto inspirado na ética e na solidariedade nos projetos de investigação no âmbito da oncologia.    

No final fica a certeza que esta é uma prova com uma Organização exemplar, num percurso exemplar, com ideais exemplares, numa prova que já é mítica no concelho de Oeiras e onde na nossa opinião nada falhou, brindando cada atleta como se de elite se tratasse, num dos percursos mais bonitos de Portugal, onde as paisagens sobressaíram sempre com o mar ali ao lado!

Quem participa quer repetir e isso é de louvar!

O desporto faz-nos bem!

Obrigada… e até para o ano para a 42.ª Edição da Corrida do Tejo!!

Classificações

aminhacorrida