
O calçado KIPRUN da Decatlon está constantemente a surpreender pela positiva. Tenho 2 pares KIPRUN (outros modelos) há algum tempo e gosto muito de as usar. Apesar dos kms
continuam impecáveis.Quando me questionaram se estaria interessada em experimentar as KD900 fiquei muito entusiasmada e os últimos 100km foram feitos com estas sapatilhas.
As sapatilhas KD900X foram uma surpresa quando foram lançadas no ano passado e este ano a Decathlon lançou as KD900 que são idênticas mas sem placa de carbono. Ideais para treinos intensivos e longas distâncias.
As primeiras impressões
. Normalmente calço entre os 38,5/39 (noutras marcas), mas este modelo o tamanho ideal foi o 37,5 o que me surpreendeu.
. Gostei muito do design e da cor (coral).. Leves e confortáveis
. Nas primeiras utilizações, achei que no contacto com o solo eram um pouco rígidas, pensei que fossem mais “fofinhas”. No entanto, com o decorrer das várias utilizações, a sensação de rigidez inicial / barulho ao pisar no solo começou a dissipar-se.
. Um “donut” na sola bastante reativo
Várias utilizações
Durante o último mês tenho feito praticamente todos os treinos com estas sapatilhas e cada vez sinto mais conforto e o ajuste das mesmas aos meus pés/passada tem sido cada vez melhor.
Utilizei-as em treinos entre os 4 e os 14 km e em nenhum momento senti desconforto.
Nunca aqueceram demasiado nem causaram dores/sensações desagradáveis, o que é muito importante.
A grande maioria dos treinos foi em asfalto, mas também os utilizei em terra batida, gravilha e empedrado e a resposta foi igualmente satisfatória. Não escorregam e aderem ao piso. Senti bastante estabilidade, o que me transmite segurança na utilização das mesmas.
Utilizei-as nos mais diversos ritmos consoante os treinos estabelecidos. Gostei especialmente da experiência nas retas e fartlecks, uma vez que são sapatilhas bastante reativas e o amortecimento nota-se ainda mais em ritmos rápidos, foram nestes treinos que tirei melhor partido deste calçado.
Também as utilizei em competições e não desiludiram.
Ainda ficaram por fazer treinos com piso bastante molhado e a cima dos 20km para ver como reagem (espero que seja brevemente).
Principais Características
➢ Espuma PEBAX e com uma geometria característica que permite durante a corrida amortecimento ultrarreactivo.
➢ Uma parte superior da sapatilha é de material sintético com poucas proteções, no entanto, tem uma estrutura na zona traseira para poder proteger o tendão de Aquiles e limitar possíveis movimentos laterais.
➢ O Uso estratégico de borracha na sola permite dar mais durabilidade à sapatilha, assim como tração ao calçado.
➢ A geometria da sola é inspirada no K-ring, uma inserção em forma de “donut” que permite uma excelente dispersão das ondas de choque evitando a deformação do material e garantido um bom retorno de energia.
➢ Dinâmicas, Rápidas e leves.
➢ Ideal para treinos intensivos e longas distâncias.
Peso: 185g (tamanho 38)
Preço: 120€
Drop: 8mm
Peso corredor:Ligeiro (<65kgs) / Médio (66kgs-79Kgs)
Ritmo: 3´45 -> 4`30
Composição do produto
Sola em 70% Bloco de Poliéter amida, 30% Borracha
Exterior em 80% Polietileno Tereftalato (PET), 20% Poliuretano Termoplástico
Interior 100% Polietileno Tereftalato (PET)
Curiosidades – Amortecimento / máximo de energia / Leveza
Para a espuma, associaram-se à Arkema, uma empresa química francesa de referência na industria da corrida. Desta aliança, nasceu a espuma VFOAM em material Pebax. 20% mais dinâmica do que o calçado tradicional. A espuma pebax Arkema combinada com a geometria da sola e oferece um amortecimento muito reativo.
A sola permite explorar todas as qualidades do calçado: uma geometria na parte da frente que maximiza a expressão da espuma Pebax, reativa, e uma geometria no calcanhar com uma forma intuitiva colocada no único local onde se pretende o amortecimento
Os estudos de investigação e desenvolvimento demostraram que um produto mais leve permite melhorar o desempenho durante a corrida graças a uma maior economia de energia. No desenvolvimento do modelo KD900, não houve cedências ao nível do conforto e da durabilidade, mas sim uma escolha de componentes mais leves e um design de sola otimizado.
Conselhos de lavagem
Lavar à mão. Deixar secar ao ar livre
Pontos negativos
Sujam-se facilmente (nada que um paninho húmido/toalhita não resolva)
Pontos Positivos
Preço (mas para a qualidade que tem, justifica-se)
Conclusões finais
Na minha opinião, se a Decathlon continuar a desenvolver sapatilhas de corrida e a apostar na melhoria continua das mesmas, em breve vão conseguir competir com grandes marcas de topo. Estas especialmente têm muita qualidade e o conforto é fenomenal.
Link do produto: https://tidd.ly/40JXG3c
@Decathlonportugal
#aminhacorridadecathlon