Foi uma experiência fantástica esta review com as Asics Gel Nimbus 26. Confesso que me assustei ao saber do peso das mesmas, 305g, no entanto completamente compensado com o conforto de excelência, a conjugação de tecnologia PureGEL e a espuma FF Blast Plus Eco, proporcionam um amortecimento fantástico, bem como a malha superior, incluindo a pala, elásticas, que dão aquela estabilidade compensatória face a todos os reforços laterais e posteriores que a sapatilha dispõe.
Destaco algo que preocupava os seguidores, sendo que eu não tenho como comparar porque não usei as versões anteriores, a sola ASICSGRIP, proporciona uma aderência fantástica, mesmo em piso molhado, tornando a sapatilha muito estável e fiável.
Tecnologia e características:
– Tecnologia PureGEL
- Melhora a suavidade e a absorção do choque para reduzir o impacto.
– Espuma FF BLAST PLUS ECO
- Ajuda a proporcionar um conforto inigualável.
– Construção actualizada da parte superior
- Garante o máximo conforto e maior facilidade ao calçar e um ajuste inigualável.
– Sola exterior híbrida em ASICSGRIP
- Ajuda a criar uma melhor tracção e uma durabilidade avançada.
– Palmilha OrthoLite X-55
- Proporciona maior conforto e melhora o controlo da humidade.
– Parte superior em malha técnica elástica
- Envolve o pé para maior apoio e melhora a respirabilidade para ajudar a manter os pés frescos durante as corridas para maior conforto.
– Pequenos detalhes reflectores
- Ajudam a melhorar a visibilidade em condições de pouca luminosidade.
– Concebidas a pensar no ambiente
Pelo menos 75% da parte superior é constituída por materiais reciclados. Também utilizámos menos água e reduzimos as emissões de carbono na produção das palmilhas. Melhor para ti, melhor para o ambiente.
Detalhes
- – Superfície Estrada
- – Descida do calcanhar 8 mm (DROP 42mm/34mm)
- – Peso 305g
- – Apoio Neutro (*)
- – Amortecimento Máximo
Neutro
- Tipo de pé
Arcos de tamanho normal
- Hiperextensão
Existe ainda uma distribuição pela parte da frente do pé.
- De que forma o pé entra em contacto com o solo
O pé aterra na parte exterior do calcanhar e, depois, vira para dentro (pronação) para amortecer e suportar o peso do corpo.
Subpronação
- Tipo de pé
Arcos altos
- Hiperextensão
A pressão encontra-se nos dedos menores na parte exterior do pé.
- De que forma o pé entra em contacto com o solo
O lado exterior do calcanhar atinge o chão com um ângulo maior, com pouca ou nenhuma pronação normal, causando uma grande transmissão de choque através da parte inferior da perna.
Experiência para Review
Fiz 100 Km para esta Review, experimentando diversos tipos de piso (asfalto, terra batida, relva, calçada, alguns trilhos) e, aproveitando as actuais condições meteorológicas, bastante piso molhado.
Destaco claramente o conforto e amortecimento, que compensam claramente o peso da sapatilha e que confesso, nem se nota, pode parecer exagero, mas o amortecimento suave das GEL NIMBUS 26 dá a sensação de estar a saltar numa nuvem, de facto a tecnologia PureGEL com a espuma FF Blast Plus Eco e a borracha exterior AHARPLUS, tornam este factor de excelência.
Impressionante a facilidade de calçar esta sapatilha, a malha superior elástica, incluindo a pala, proporcionam um calçar perfeito, com um ajuste automático do pé face a todos os reforços a mesma dispõe, tanto laterais como posteriores.
São umas sapatilhas muito estáveis em todos os pisos, com uma aderência espectacular no piso molhado, segundo soube foi uma melhoria da marca, sendo que não tinha como comparar com a versão anterior, que nos proporciona uma confiança extra nestes dias por vezes muito complicados, graças à tecnologia da sola ASISCSGRIP, que além da aderência, aumenta a flexibilidade e também a durabilidade.
Pode não dizer nada a muitos, mas a quem corre nas madrugadas ou à noite, e com a escuridão a ser uma preocupação adicional, por incrível que pareça os pequenos pormenores reflectores que a sapatilha dispõe, funcionam.
Fui-me deparando com alguma preocupação de alguns dos utilizadores, com o hipotético aquecimento da sapatilha. Sinceramente, não sei se por não apostarem num número acima ou pela utilização de meias mais quentes, face a todos os reforços que a sapatilha dispõe meias mais grossas fazem mossa com toda a certeza, eu a título particular até as achei respiráveis sendo que usei sempre mais finas e frescas, para compensar toda a tecnologia que a sapatilha dispõe para uma maior estabilidade, os anteriormente mencionados reforços laterais e posteriores e malha superior elástica.
Concluindo esta minha experiência e em função de todos estes factores, recomendo claramente estas sapatilhas para os treinos diários e mesmo para provas longas, onde o conforto é algo que é fundamental para manter a parte muscular menos fatigada e o impacto nas articulações ser muito reduzido, realço o destaque da marca para terminar:
– «As sapatilhas de corrida GEL-NIMBUS 26 foram concebidas para te proporcionar a experiência de corrida mais confortável, para que possas atingir o teu momento de calma. Graças ao seu amortecimento máximo, podes correr mais com todo o conforto.»
Avaliação
Amortecimento – 10/10
Estabilidade – 10/10
Conforto – 10/10
Peso – 9/10 (são pesadas, é um facto, totalmente compensado com a toda a tecnologia inerente, no entanto com toda a certeza um item a melhorar numa próxima edição)
Carlos Caeiro (12/02/2023)