Correr para emagrecer e perder peso | Dicas a seguir

Qual é a melhor forma de corrida para perder peso?
Responder a esta questão é mais difícil do que parece. O número de calorias gastos durante uma corrida é determinado essencialmente pela intensidade e distância percorridas.

No entanto, quando corres muito, o teu corpo precisa de mais comida para evitar fadiga crónica ou lesões, e comer muito não ajuda a perder a peso.

Correr é sem dúvida uma forma excelente para perder peso, e há vários métodos que podemos combinar. No entanto, é sabido que a restrição calórica é a base para perder peso, ou seja, comermos menos. Ingerirmos algo entre 10 a 20% menos do que a nossa necessidade diária é um bom começo.

Publicidade

Para teres ótimo resultado, deves aliar isto a um treino aeróbico e a treino com pesos. Desta forma vais tornar o teu metabolismo mais rápido, e nada melhor que isso para perder peso.

Como correr para emagrecer?

Corrida de baixa intensidade
O teu corpo queima gordura, ou seja, usa-a como fonte de energia quando corres com uma intensidade que corresponde aproximadamente a 65% do teu batimento cardíaco máximo por minuto. Quanto maior for a duração da corrida, mais gordura conseguimos queimar, por isso quando corres deves procurar aumentar o tempo da corrida, e não a intensidade se procuras perder peso. E claro, não uses suplementos energéticos durante a corrida, pois irás “cortar” a tua capacidade de queimar gordura.

30 minutos é um bom começo para começar a perder peso.

O uso de um monitor de frequência cardíaca é uma excelente ideia para optimizarmos a perda de gordura durante a corrida. O mesmo irá permitir que te mantenhas na frequência cardíaca ideal.

Corrida de alta intensidade
Corrida de alta intensidade é uma arma excelente para perder peso/gordura. Além de esgotares as reservas de energia rapidamente com os sprints, o teu corpo vai queimar gordura por muito mais tempo após terminar o treino. Muito mais tempo que uma corrida de baixa intensidade, onde a partir do momento que a terminamos, termina também a queima de gordura.

Começa com dez sprints de 30 segundos, seguidos de 60 segundos de descanso entre sprint.
Como combinar estes treinos para a máxima perda de peso?

Tudo dependerá da tua condição atlética actual. Um treino para principiantes/intermediários seria combinar um treino de corrida de baixa intensidade e treino com pesos 4 vezes por semana, com a corrida de alta intensidade 2 vezes por semana. Nos dias de corrida lenta, fazer o treino com pesos, e deixar o dia de corrida de alta intensidade para os dias sem os outros dois treinos.

Um exemplo seria:
2ª Feira: corrida lenta+musculação
3ª Feira: corrida lenta+musculação
4ª Feira: corrida rápida
5ª Feira: corrida lenta+musculação
6ª Feira: corrida lenta+musculação
Sábado: corrida rápida
Domingo: descanso

Leave a Reply