
Se pensa que corrida em trilhos é só na montanha… engano o seu! Correr off-road é correr em qualquer lugar que não seja pavimentado, isto é, em terreno natural. Monotonia nas atividades físicas? Não aceitamos! Aqui vão 5 dicas para trocar o asfalto pelas trilhos e ingressar no universo do trail running, isto é, corrida off-road.
1. Escolha a rota certa nos trilhos
Não precisa se embrenhar na floresta para fazer uma corrida em trilho. Busque uma rota que atravesse parques, campos ou trechos recobertos por cascalho. Isso basta para conhecer novos locais de corrida, e já dará uma prévia do que é correr off-road. Não sabe bem onde achar esse tipo de terreno nas redondezas? Dê uma olhada no mapa da região para ter uma ideia de onde talvez encontre trilhos por perto.
Dica de expert:
No trail running, seja livre, corra sem um plano! Para decidir aonde ir, use a sua intuição. Aproveite a sua espontaneidade e se divirta, tentando sempre correr em superfícies diversificadas. A corrida em trilho envolve mais prazer do que estabelecer novos recordes pessoais. Um lado importante é apenas experimentar novos cenários, independente dos números e estatísticas: que tal *viver no presente* durante estas corridas especiais?
2. Treine para correr em terrenos naturais
O maior desafio na corrida off-road é justamente a diferença nos terrenos. Por isso, será uma boa ideia treinar os músculos das pernas se quiser mesmo correr em trilhos, ou até mesmo se quiser fazer trekking com mais vigor. Exercícios que desenvolvem a estabilidade e o equilíbrio ajudam muito a prevenir lesões. Fortaleça também os tornozelos para evitar torções ou estiramentos.
Onde realizar corrida em trilhos?
Na corrida de trilho, no máximo 20% da rota total pode ser percorrida em superfícies pavimentadas, como asfalto ou paralelepípedos. O resto da corrida deve ser realizado em terrenos naturais. Estes podem variar numa mesma corrida, claro (ex.: comece no cascalho, siga em trilho pela floresta e termine em trilho de terra). Fica a seu critério!
3. Preparação física para a corrida off road com exercícios de peso corporal
Quando decidir se preparar para começar a correr em trilhos (ou simplesmente para levar o trekking mais a sério), sugerimos os exercícios de peso corporal (calistenia) a seguir:
Exercícios de estabilidade e equilíbrio:
- Prancha: exercício ótimo para o corpo inteiro e excelente para fortalecer o core.
- Equilíbrio em uma perna só: equilibre-se sobre uma perna só e, lentamente, tente subir e se apoiar apenas nos dedos dos pés. Quando ganhar confiança, tente fazer este exercício em uma superfície irregular.
- Avião: se equilibre sobre uma perna só e dobre o corpo para a frente na altura dos quadris. Levante a outra perna e a estique para trás, até que forme um ângulo de 90° com a perna sobre de apoio.
Exercícios para ter mais força no salto:
- Afundo com salto: faça o afundo normal e, num salto, alterne a posição das pernas.
- Pulo numa perna só: fique de pé sobre uma perna e pule para cima e para baixo, ou para frente e para trás.
- Salto lateral estilo “patinador”: sabe o movimento de um patinador profissional, oscilando de um lado para o outro e inclinando o corpo? Pule lateralmente, apoiando-se em cada perna sem a outra tocar o pé no chão, imitando o movimento de um patinador.
- Salto na caixa: usando simultaneamente ambas as pernas, pule e pouse sobre uma superfície elevada.
4. Comece devagar
Na corrida em trilhos, o que não falta são superfícies irregulares. Bónus: as suas pernas ficarão mais fortes do que ficariam a correr apenas em pistas pavimentadas. O corpo precisará queimar mais energia para lidar com as constantes mudanças nas condições e superfícies. Assim, quando for fazer as suas primeiras corridas em trilhos, pegue leve, senão já começará ofegante. Com o passar do tempo, comece a brincar com diferentes velocidades em terrenos variados (como em um fartlek).
5. Escolha calçados adequados para corrida em trilho
Os tênis de corrida que usa para correr nas pistas urbanas têm sola fina, pois foram projetados para superfícies lisas. Quando começar a correr em trilhos íngremes, adquira tênis com boa aderência.
Dicas para os pés:
Não aperte demais o cadarço na hora de amarrar o ténis, mas também não deixe frouxo a ponto do seu pé escorregar. Prenda as extremidades do nó do cadarço na própria amarração, para elas não prenderem nos galhos baixos.
Existem vários acessórios ideais para corrida em trilho que, com certeza, tornarão sua experiência mais agradável. Usar as roupas certas é fundamental para se sentir bem. Caso vá fazer uma corrida mais longa, leve uma mochila de corrida para guardar bebidas ou barrinhas energéticas.
Cuidado — olhe para o chão!
Diferentemente do chão liso, correr em trilhos é cheio de perigos: raízes, pedras soltas e chão molhado/escorregadio nas florestas. Atenção onde pisa!