DECATHLON E KIPRUN INAUGURAM UM CENTRO DE TREINOS DE ALTO RENDIMENTO, MAS NÃO SÓ…

A DECATHLON e a KIPRUN inauguram a 42 HOUSE, um centro de treinos de alto rendimento no Quénia, para proporcionar treino desportivo e apoio pessoal aos atletas KIPRUN. Com um programa abrangente de monitorização, a 42 HOUSE conta com uma equipa completa em várias áreas: desportiva, financeira, comunicação, médica e nutricional, acolhendo um máximo de 22 atletas.

O atual mundo do desporto profissional dita inúmeros e interdependentes ingredientes necessários para que um jovem talento floresça e se torne um atleta de alto desempenho ao longo da sua carreira, bem como uma pessoa realizada. O Quénia pode ter gerado inúmeros campeões, mas é um país com consideráveis desafios e dificuldades. Ultrapassá-los requer uma combinação de infraestruturas de qualidade, com excelentes profissionais técnicos para treino, bem como acesso à educação e formação nos fundamentos da gestão de carreira.

É neste contexto que surge a 42 HOUSE, um projeto desportivo, educativo e social da DECATHLON e da KIPRUN, que abriu portas, em novembro último, a 14 atletas KIPRUN. Com um programa abrangente de monitorização e uma equipa desportiva de 4 membros – um diretor desportivo, dois treinadores e um diretor de operações – o projeto providencia ainda apoio financeiro, com a ajuda de uma mesada. Paralelamente, ajuda os atletas a aprenderem conceitos de poupança e investimento; prepara e apoia os atletas para o contacto com os media, nomeadamente quando participam em competições nacionais e internacionais; proporciona apoio médico e nutricional. Tudo sem comissão sobre o rendimento dos atletas.

Publicidade

“É com orgulho que a DECATHLON e a KIPRUN inauguram este projeto. Aguardo com expectativa o acompanhamento próximo das jornadas desportivas e educacionais dos homens e mulheres que passarão pelo centro. Na Decathlon, caminhamos para uma nova fronteira e a 42 HOUSE ajudará a mostrar ao mundo que nos comprometemos com o desenvolvimento do melhor talento e a competição nos palcos globais de elite na corrida” refere Barbara Martin Coppola, CEO da DECATHLON.

A 42 HOUSE é uma casa localizada no Iten, no Vale do Rift, Quénia, com 500 m2 e que se destaca pela sua arquitetura funcional. Com 11 quartos, de 25 m2 cada, bem como uma sala de jantar e um ginásio, ideal para a preparação física e mental dos atletas, a casa tem capacidade para acomodar um máximo de 22 atletas. Amos Kimutai, Diretor de Operações da 42 HOUSE, comenta que: “Para mim, é muito mais do que um centro de treino. O lar dos campeões, é uma casa com um verdadeiro espírito de família. Uma casa onde daremos aos nossos atletas as ferramentas para um desempenho completo e sustentável. Ou seja, para além de proporcionarmos as melhores condições de treino, apoiamo-los enquanto pessoas. Na verdade, acreditamos que o sucesso desportivo deve andar de mãos dadas com a realização pessoal”.

Uma parceria com duas escolas para apoiar as gerações mais jovens

A 42 HOUSE não apoiará só os atletas residentes. A partir de 2024, o projeto irá trabalhar ao lado de mais de 200 estudantes quenianos com idades entre os 13 e os 18 anos, graças a uma parceria com duas escolas, uma baseada em Iten e outra em Cherangani. Esta parceria é um trampolim pré-profissional concebido para dar aos jovens a oportunidade de, após a sua educação, seguirem um programa de transição ao longo de dois anos. O objetivo é oferecer-lhes a transição mais suave possível para o mundo profissional, ensinando-lhes as exigências do desporto de alto nível e introduzindo-os na vida do atletismo de elite. “Apoiar as pessoas ao longo de toda a sua experiência desportiva está no ADN da DECATHLON. As equipas KIPRUN têm um forte compromisso em trabalhar ao lado de atletas em ascensão para ajudá-los a alcançar os seus objetivos de desempenho a longo prazo. O objetivo é permitir que os jovens quenianos, desde cedo, tenham todas as ferramentas necessárias para uma carreira profissional bem-sucedida” diz Anthony Dulieu, Líder da KIPRUN.

Paul CHELIMO, duplo medalhista olímpico, juntou-se à equipa de atletismo da KIPRUN em 2023 e foi a escolha natural para se tornar mentor da 42 HOUSE.

Nascido no Quénia, o atleta, que cresceu em Iten e é especialista nos 5.000 metros e dupla medalha olímpica (prata no Rio de Janeiro, em 2016, e bronze em Tóquio, 2021), é uma inspiração diária para os atletas hospedados na 42 HOUSE.

Leave a Reply