
Esta partilha resulta dos resultados comerciais e económicos da empresa em 2023. O valor equivale a cerca de 7% da remuneração bruta anual de cada colaborador, ou seja, ao equivalente a uma remuneração mensal bruta.
Para a Decathlon Portugal e as suas equipas, este é um momento marcante, pois a distribuição de 1,5 milhões de euros pelos seus colaboradores reflete o empenho coletivo e a motivação que cada um deposita no seu trabalho para o sucesso da marca. Desde 2010, a empresa pratica a partilha do sucesso económico com os seus colaboradores em Portugal, tornando cada um co-proprietário da empresa.
O valor distribuído, que representa 7% do rendimento anual de cada colaborador, é recebido na forma de ações. Cada colaborador pode decidir alocar 50% do valor em outra forma de poupança ou em dinheiro.
Este bónus é o resultado da distribuição dos lucros obtidos em 2023, ano em que a Decathlon Portugal decidiu aumentar a remuneração bruta mensal mínima para 1040€, reviu os salários de entrada para funções de liderança intermédia em cerca de 9%, e investiu aproximadamente 4,4 milhões de euros em prémios mensais de desempenho para 100% dos colaboradores.
“O nosso objetivo é abrir caminho para que a Decathlon Portugal possa mover e inspirar o maior número de pessoas em Portugal a adotar um estilo de vida ativo. Este trabalho só é possível com uma grande equipa, o nosso capital mais valioso. O propósito desta partilha é fazer com que cada colaborador seja parte do valor criado coletivamente e, também, um incentivo à poupança”, afirma José Fonseca, Diretor Geral da Decathlon Portugal.
Com a marca a implementar uma nova e ambiciosa estratégia baseada na inovação, no digital, na sustentabilidade e na diversidade, João Manuel Rodrigues, Diretor de Recursos Humanos da Decathlon Portugal, destaca: “Na Decathlon, acreditamos que nada se alcança sem o bem-estar de equipas empenhadas e mobilizadas em torno de um projeto comum. Por isso, vemos esta distribuição de resultados também como uma forma de reconhecer o trabalho e a responsabilidade de cada um, associando cada colaborador ao nosso sucesso coletivo e ao crescimento da marca.”
Na Decathlon Portugal, onde 43% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, um inquérito anónimo e voluntário obteve resposta de 84% dos colaboradores: 98% afirmam ter orgulho em trabalhar na Decathlon, 99% sentem-se parte de um projeto coletivo, 93% recomendariam a empresa a familiares e amigos, e 100% afirmam que existe um ambiente de entreajuda entre os colaboradores.
Em Portugal, a marca emprega 1800 colaboradores distribuídos por 41 lojas, um centro de economia circular, um centro logístico nacional, um centro de excelência na área financeira que dá suporte a mais de 30 países, e um site de ecommerce & marketplace.