
De acordo com uma publicação da Escola de Medicina de Harvard, uma corrida de baixa intensidade todos os dias, por 5 a 10 minutos, já pode trazer diversos benefícios para a saúde [2]. Porém, sabemos que tu queres superar os teus limites e chegar o mais longe possível. Então, quantas vezes deves correr por semana?
Bem, a resposta depende dos teus objetivos e do teu nível de condição física. Via de regra, se a corrida fizer parte do teu treino de musculação, por exemplo, é possível correr sempre que fores treinar, em baixa intensidade e por alguns minutos. Por outro lado, se tu és um maratonista e estás habituado com a prática, podes adotá-la com mais intensidade de três a cinco vezes por semana. O importante é não perder o ritmo, mas permitir que o corpo descanse e respeitar os teus limites e a tua evolução gradual.
É importante, também, consultar sempre um médico e um profissional de educação física. Eles dar-te-ão um direcionamento preciso a partir das tuas características individuais e dos teus objetivos de treinamento.
DEVES CORRER TODOS OS DIAS? A resposta para esta pergunta também depende dos teus objetivos. Não é necessário correr absolutamente todos os dias para obter os benefícios da corrida, segundo um estudo publicado em 2017 [3]. A pesquisa mostra que correr de quatro a cinco vezes por semana já é suficiente. Além disso, precisamos estar atentos aos limites do nosso corpo. A corrida de alta intensidade, se realizada com muita frequência, pode tornar-nos mais suscetíveis a possíveis dores. Por isso, é bom lembrar mais uma vez: vale sempre consultar um médico e um profissional de educação física antes de começares a correr.
5 BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A TUA SAÚDE Correr é um exercício que trabalha os músculos das pernas, ajuda na saúde do coração, na manutenção do peso e também na saúde mental. Vê, com detalhes, cinco benefícios da corrida para a saúde.
- A CORRIDA PODE AJUDAR NA SAÚDE CARDIOVASCULAR A corrida pode ajudar na saúde do coração, de acordo com um estudo publicado em 2014 [4]. Funciona da seguinte forma: correr aumenta a velocidade da respiração e o ritmo cardíaco. Assim, os pulmões e o coração trabalham mais para fornecer o oxigénio adicional de que os músculos necessitam para trabalhar durante a atividade física. Conforme a tua aptidão física melhora, o teu corpo torna-se mais eficiente em levar oxigénio para a corrente sanguínea e transportá-lo para os músculos em atividade. Por isso, a corrida ajuda a manter o coração e o sistema circulatório saudáveis. Praticar a corrida com regularidade ajuda a aprimorar a tua capacidade cardiorrespiratória, o que significa que com o tempo provavelmente não sentirás cansaço ao correr [5].
- A CORRIDA É UM ÓTIMO TREINO PARA AS PERNAS A musculação não é a única atividade física que ajuda no fortalecimento dos membros inferiores. Correr também ajuda a fortalecer os músculos das pernas, devido ao constante impacto do corpo no chão. Glúteos e quadris também se beneficiam da prática, especialmente se treinares com constância.
- A CORRIDA AJUDA A FORTALECER AS ARTICULAÇÕES Sabemos que muitos corredores se preocupam com a saúde das suas articulações, principalmente as do joelho. A boa notícia é que, dependendo da intensidade e frequência dos treinos, pode ser benéfica e auxiliar no fortalecimento das articulações [6]. Na verdade, ser sedentário apresenta mais riscos para a saúde das articulações do que correr com regularidade. Porém, é sempre importante prestar atenção aos teus próprios limites.
- A CORRIDA PODE SER UMA FORMA DE MEDITAÇÃO Pois é, também podes aproveitar o momento da corrida para praticar a meditação. Meditar correndo pode ajudar a melhorar o teu desempenho, principalmente em dias de pouca disposição. O objetivo de correr meditando é manter o foco e a concentração durante a prática. Para isso, deves escolher no que focar: pode ser no movimento do teu abdómen durante a respiração, na sensação do ar passando pelo teu nariz enquanto inspiras e expiras ou até mesmo no ambiente, prestando atenção no que sentes e experimentas durante a corrida. Também podes usar a música para te ajudar a manter o foco. Coloca os auscultadores e corre enquanto ouves as instruções de meditação em podcasts ou aplicativos.
- A CORRIDA AJUDA A GASTAR ENERGIA Também praticamos exercícios para manter a forma, e a corrida é uma ótima atividade nesse sentido: a prática exige que vários músculos do corpo trabalhem ao mesmo tempo, além de aumentar o gasto energético. Como a energia armazenada pelo corpo é medida em calorias, gastar energia é, consequentemente, gastar calorias [7]. De acordo com o Conselho Americano do Exercício [8], uma pessoa de 60 quilos queima cerca de 11,4 calorias por minuto enquanto corre. Então, se correr cerca de 10 minutos, queimará 114 calorias. Mas atenção: essa queima varia de acordo com a velocidade, o esforço e até mesmo o metabolismo de cada pessoa. Médicos e nutricionistas são profissionais que podem ajudar a calcular corretamente o gasto e o consumo de calorias. Viste só? Os benefícios da corrida são diversos, então pode ser uma boa ideia incluir a prática no teu treino. Se pretendes obter benefícios semelhantes através de outras atividades, também vale a pena dar uma olhada nos exercícios aeróbicos, na natação e nos desportos em grupo.