Dicas mais correntes: Inverno

Para óptimo desempenho e segurança – Antes de começar uma corrida séria, deve-se aumentar a temperatura muscular. Isto levará mais muito tempo em tempo mais frio, assim, não descure o aquecimento, de facto, amplie-o. Caminhe energicamente ou corra lentamente antes de ganhar ritmo.

Quando tiver que fazer séries, comece contra o vento durante a preparação invernosa. Isto ajudá-lo-á a enfrentar o vento depois de
começar a transpirar. A força da deslocação do ar também o empurrará na viagem de retomo quando se sentir cansado.

Publicidade

Você pode ficar desidratado ou constipado. Desde que o atleta transpire, existe o risco de desidratação. Por isso, é seguro ingerir muitos líquidos antes e depois das corridas, particularmente
provas longas.

Ajuste a passada e adapte-se às condições. A maior parte dos danos físicos resultam da fraca adaptação a pisos de neve, granizo, lama e gelo. Quando correr nestas condições, reduza a velocidade, encurte o passo para evitar escorregar, deslizar ou cair.

Entretanto, tenha cuidado, pois as mudanças de passada podem alterar a forma de funcionamento e prejudicar os músculos. Quando correr debaixo de tempo frio, é suficiente correr depressa para se manter morno e permanecer nos níveis normais de pulsação.

Corra durante o dia. No Inverno, a luz do dia tem grande importância. Não só se corre com mais alegria e companhia, como também o ambiente é mais agradável, sobretudo quando o Sol está aberto.

Companheiros regulares sempre ajudam! Um colega de corrida ajuda a manter o compromisso do treino e assegurará companhia durante a preparação invernosa.

Em condições realmente sórdidas, vale mais correr duas vezes por dia do que realizar um treino prolongado. Que mais se pode dizer? A ideia pode não ser muito apelativa, mas ajuda a prevenir lesão.

Nas piores condições do tempo, faça o treino de campo. Se quer fazer exercício ao ar livre, tente fazer  tremo de corta-mato em estilo de esqui.
– Se desejar fugir ao frio, não lbe restam muitas alternativas. Pode nadar, andar de bicicleta, fazer escaladas, praticar desportos em superfícies cobertas. No exterior, para realizar exercício suficiente,
gaste o tempo do treino de campo ao mesmo tempo ritmo das sessões normais. Por exemplo, completar trinta minutos de cross equivale a percorrer três milhas em estrada a cerca de 10 minutos cada. É importante lembrar que é sempre possível treinar ao ar livre nos meses de Inverno. À medida que a forma fica apurada, melbor se toleram os rigores invernosos, devido à maior capacidade para gerar calor.