
O Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva recomenda a adoção de 12 medidas para uma alimentação saudável:
- Opte por uma dieta nutritiva que inclua uma variedade de alimentos, privilegiando os de origem vegetal em detrimento dos de origem animal.
- Consuma pão, leguminosas secas, cereais, massas, arroz e batatas várias vezes ao dia.
- Inclua uma variedade de vegetais e frutas no seu dia a dia, preferencialmente frescos e de origem local.
- Mantenha o peso dentro dos limites recomendados (índice de massa corporal entre 20 e 25), praticando atividade física moderada, idealmente diária.
- Controle a ingestão de gorduras, limitando-as a no máximo 30% das calorias totais, e prefira óleos vegetais insaturados ou margarinas suaves às gorduras saturadas.
- Substitua carnes gordas e produtos derivados por feijões, legumes, lentilhas, peixe, frango ou outras carnes magras.
- Consuma leite e derivados com baixo teor de gordura e sal.
- Prefira alimentos com baixo teor de açúcar, evite açúcar refinado e limite a frequência de consumo de bebidas doces e guloseimas.
- Reduza o consumo de sal; a quantidade total diária não deve ultrapassar uma colher de chá, incluindo o sal presente no pão e nos alimentos preparados, curados ou enlatados.
- Se consumir bebidas alcoólicas, limite-se a duas doses por dia (por exemplo, dois decilitros de vinho ou uma cerveja).
- Prepare os alimentos de forma segura e higiénica, cozinhando-os em água ou vapor, ou grelhando-os, para reduzir a utilização de gorduras no preparo.
- Promova o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebé.
Estas recomendações visam promover hábitos alimentares saudáveis que possam contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Publicidade