Na grande maioria dos casos em que o objetivo é perda de peso, exercícios de cardio são os mais aconselhados. Entre estes, a corrida surge na fila da frente, infelizmente para muitos que a praticam por obrigação.
Mais calorias perdidas do que ingeridas
Não há como fugir à ‘mágica fórmula’. Para perder peso é imprescindível que gaste mais calorias do que aquelas do que ingere, por isso, e mantendo uma alimentação completa e saudável, importa manter uma rotina de treino completa – de pouco lhe vale um treino por semana quando o objetivo é perder peso.
Opte pelo treino ao ar livre
Em vez do ambiente fechado no ginásio, o treino ao ar livre garante um aumento de vitalidade e força graças ao maior aporte de oxigénio para as células. Além disso, e se lhe for possível, treinara na areia ou na relva será ainda mais benéfico do que fazê-lo no cimento, pois o chão sem aderência obriga a um maior esforço.
Inicie o treino com trabalho de força
Se dedicar cinco a dez minutos para treino com pesos antes dos exercícios de cardio, garante o aquecimento dos músculos que se preparam para o treino que se segue, garantindo um acréscimo de calorias gastas entre 50 a 150 calorias extras, dependendo da intensidade do cardio.
Evite os hidratos antes do treino
A dica é tão mais válida nos treinos matinais, para quem resulta treinar em jejum. Desta forma, garante que o corpo utiliza a gordura acumulada como fonte de energia, pois as reservas de glicogéneo esgotam-se rapidamente. A publicação espanhola aconselha o aporte de entre 10 a 20 gramas de proteína, como forma de garantir que não perde a massa muscular.
Não descure dos dias de descanso
Treinar sem parar não é opção, nem tão pouco os treinos bidiários, exceto se seja um atleta profissional de alta competição.
O dia de descanso é tão essencial quanto os treinos, já que é na recuperação que o músculo se constrói. Pode-se também falar em descanso no próprio treino, já que intercalar períodos de treino intenso com outros mais leves, de recuperação, é uma forma de garantir uma queima máxima de gordura.
De mais a menos
Comum é a ideia de que o treino deve começar mais lentamente, aumentando gradualmente a intensidade. Contudo, para uma perda de peso mais eficaz, deve começar com os exercícios de maior intensidade e ir baixando o ritmo – assim a perda de gordura será maior.