
Encara o sono como parte do teu plano de treino, porque é durante o sono que ocorrem as adaptações de que o teu corpo necessita para se manter em forma. De facto, o único momento em que a hormona do crescimento, que permite aumentar o teu volume muscular e força, é produzida é durante o sono profundo.
E NA NOITE ANTES DE UMA CORRIDA? Certamente já te aconteceu estares a pensar na tua maratona ou na prova que vais fazer no dia seguinte e não conseguires dormir. Por sorte, uma noite má de sono antes de um evento desportivo não irá afetar o teu rendimento aeróbio nem anaeróbio, de acordo com um estudo publicado este ano no Journal of Sports Sciences, mas irá reduzir ligeiramente a tua capacidade de reação.
TRUQUE Se treinaste forte, começa a dormir apoiado no teu lado não dominante (se fores destro, deita-te sobre o teu lado esquerdo). O teu lado não dominante tem uma sensibilidade ligeiramente menor do que o dominante, segundo o terapeuta do sono Nick Littlehales, o que irá facilitar o teu descanso quando tens os músculos cansados.