
Além de incentivar o gosto pelo desporto desde cedo, a corrida para crianças pode deixar o treino mais prazeroso para os pais.
Já se foi o tempo em que corrida era considerada uma prática voltada somente para gente grande. Mas até que ponto ela pode ser benéfica? Ter a companhia do filho durante o treino ou prova pode trazer benefícios tanto para a criança quanto para o adulto, e além dos benefícios para a saúde, correr ao lado do seu filho pode ser uma motivação a mais para o seu treino.
Conforme o professor de educação física infantil Reginaldo Joaquim Gabriel, não existe nenhuma contraindicação para a prática da corrida pelas crianças, mas é sempre necessário respeitar os limites dos pequenos. “É preciso tomar alguns cuidados para que o desporto não atrapalhe o desenvolvimento normal da criança, portanto, é fundamental a supervisão de um professor de educação física e o acompanhamento de um pediatra”, disse o professor.
Correr faz bem
Os mesmos benefícios que a corrida traz para o adulto, ela oferece também aos pequenos, como desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, resistência, aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo do metabolismo ósseo, aumento da capacidade respiratória e cardíaca, melhora do humor e do apetite. Além disso, a prática do desporto ajuda a prevenir a obesidade e, a longo prazo, ajuda a diminuir o risco de hipertensão e de diabetes. E mais: ao transformar a rotina de treino num ambiente de convivência, pais e filhos tem a oportunidade de formar um melhor vínculo afetivo.
É o caso da professora de educação física Valéria Felipe Olivatto, que corre há 13 anos e que ganhou uma motivação extra no desporto: a companhia dos filhos Matheus, de 3 anos, e Felipe, de 5 anos. O gesto de levar os filhos nas competições fez com que as crianças acabassem se interessando pela corrida e começassem a praticar o desporto. “Hoje em dia eles adoram correr e divertem-se muito! Somos pais ativos e estamos sempre incentivando os nossos filhos a serem ativos, pois uma criança ativa será um adulto saudável”.
Correr é e deve ser sempre divertido
A prática da corrida para as crianças, no entanto, deve ter um direcionamento diferente do que o desporto representa para um corredor adulto. Isso porque elas continuam em fase de desenvolvimento, tanto físico quanto emocional. Dessa forma, o enfoque da atividade nesse período deve ser mais lúdico, relacionado ao prazer e à diversão, o que fará com que o pequeno corredor crie gosto pelo exercício.