
Correr tem imensos benefícios, mas como tudo, qualquer atividade em excesso ou sem os cuidados necessários têm os seus malefícios. Passamos de seguida a mencionar os perigos mais comuns desta modalidade.
Geralmente um adulto deve ingerir em média 1,5 L água por dia (depende composição corporal) no entanto com exercício deve ingerir ainda mais, mas a maior parte das pessoas não bebe esta quantidade de água e não compensa as perdas de suor. As recomendações são de 50-100ml por 20-30 min de treino, caso esteja calor deve-se beber maior quantidade e se o treino for superior a 60 min deve-se ingerir uma bebida isotónica.
Costumam aparecer em dias quentes e quando o esforço é excessivo. Também tem influência a falta de alimentos com magnésio e potássio. Deve-se alongar o músculo afetado quando sentir o espasmo muscular e incluir frutos secos antes do treino (tais como 2 ou 3 amêndoas ou nozes)
Se quando corres te dói a parte da frente da perna na zona do perónio pode ser devido a excesso de treino, ténis desapropriados para corrida ou muito gastos ou ainda por correres em superfícies irregulares. Deves deslocar-te a uma loja especializada e veres a tua passada e adquirires uns ténis apropriados, podes ter que reduzir o volume de treino, alonga bem os músculos tibiais e faz um bom trabalho muscular para estes músculos.
4. Dá-te um a quebra
Sentes-te sem forças, enjoado e não percebes o que se esta a passar- provavelmente estas em hipoglicémia, o teu fígado não tem glicogénio suficiente para manter a glicose no sangue que necessitas para fazer exercício. Deves treinar sempre com um gel para um SOS e reforça a tua refeição pré-treino caso seja esse o motivo desta quebra.
5. Dor de burro
Esta é bem famosa, e dá-se quando menos esperamos e sentimos uma forte dor de lado entre a bacia e a axila. É uma contração no diafragma, musculo que separa a cavidade abdominal do tórax. Deves baixar o ritmo da corrida ou parar se for necessário. Faz pressão no ponto mais intenso da dor e inclina-te para o mesmo lado. Faz uma respiração calma e profunda.
6. Bolhas
Os ténis apertados, meias desadequadas e a roçar com humidade podem formar as tão indesejadas bolhas.Deves optar por meias técnicas de corrida e podes ainda lubrificar os pés com vaselina ou cremes específicos e mantem os pés o mais secos possíveis. Se já tiveres bolhas coloca um penso especial «efeito segunda pele».