O Endorphin Elite usa a nova espuma PWRRUN HG da Saucony, que tem uma sensação um pouco mais firme do que a PWRRUN PB. Tem uma corrida firme, mas mais estável do que o Endorphin Pro 3, no entanto, a sua principal fraqueza é a baixa durabilidade da sola.

Os prós

  • Ajuste mais confortável do que o Endorphin Pro 3
  • Biqueira super agressiva
  • Alto nível de estabilidade
  • Parte superior respirável

Os contras

  • Baixa durabilidade da sola
  • Preço muito alto

Classificação

Conforto9Well Done
Produza qualidade9Well Done
Superior9Well Done
Unidade única9Well Done
Pousar10Shy
Transição10Shy
Dedo do pé10Shy
Tração8Concerned
Durabilidade8Concerned
Valor / Preço9Well Done

Fatos / Especificações

Marca:Saucony
Modelo:Endorphin Elite
TipoCorrida / estrada
Peso204g
Preço300 €

Quem não deve comprar o Saucony Endorphin Elite?

Se está a procura uns ténis de corrida durável que possa usar para treinar, o Endorphin Elite não é o seu sapato indicado.

Publicidade

É um dos super sapatos com menos durabilidade ​​do mercado. Também é um ténis de corrida rígido e maximalista, portanto, se gosta de ténis de corrida flexível com alto nível de impacto no solo, também não é o seu sapato.

Saucony Endorphin Elite Introdução

Cada vez mais as marcas lançam os seus modelos premium.

A Nike tem o Alphafly Next%, a Puma tem o Fast R NITRO Elite, a Adidas tem o Prime X e agora a Saucony tem o Endorphin Elite.

Essas bestas têm ‘designs’ radicais, tecnologias premium e/ou espumas premium e vêm com um preço alto.

Analisei o Endorphin Pro 3 no início deste ano e, embora achasse que tinha poucas melhorias em relação ao seu antecessor, senti que ainda precisava de alguns ajustes para ser considerado S-tier.

Agora, Saucony tem um novo carro-chefe da maratona” Endorphin Elite”, que fica acima do Endorphin Pro 3 em termos de preço.

O Endorphin Elite usa a novíssima espuma PWRRUN HG da Saucony. Ele também tem uma nova parte superior despojada, um novo tipo de borracha na sola e uma nova geometria na entressola.

O Endorphin Elite pesa (204 g), tendo o mesmo peso do Endorphin Pro 3.

Também tem um drop de 8 mm com 40 mm no calcanhar e 32 mm no antepé.

Saucony Endorphin Elite primeiras impressões

A primeira vez que vi uma imagem do Endorphin Elite, parecia uma monstruosidade hedionda, parte sandália, parte tamanco.

Na mão, porém, parecia muito mais “normal”.

A minha primeira corrida foi de passos curtos, ritmo de 5’00, só no final consegui perceber a super potência desta sapatilha. Fiz uma corrida rápida, e no meu subconsciente imaginava um ritmo de 4´00, qual o meu espanto ao olhar o relógio ia a” 3´05″. Fiquei logo rendido.

Durante a corrida, não tive problemas com o bloqueio do calcanhar: o ajuste foi muito melhor com meias grossas.

Fiquei agradavelmente surpreso com o quão estável parecia para um sapato de 40 mm de altura.

A corrida parecia surpreendentemente mais firme e menos saltitante do que o Endorphin Pro 3, melhorando o  amortecimento para as loucas aventuras de uma maratona. O que eu mais gostei foi o antepé agressivo que o fazia parecer realmente propulsivo.

Cabedal Saucony Endorfina Elite

A parte superior do Endorphin Elite foi projetada com o principal objetivo de ser leve. É uma combinação de material tricotado no retropé e mesh no mediopé/antepé.

Achei a ventilação excelente devido aos grandes orifícios nas laterais do mediopé. Há também muitos pequenos orifícios perfurados na língua, enquanto a malha no mediopé / antepé é muito porosa, deixando passar muito ar. A língua fina e plana é reforçada e não há deslizamento excessivo da língua durante as corridas.

Possui uma tira que envolve o mediopé e em baixo da placa de carbono para prendê-lo. A aba do calcanhar e a gola são feitas de material tricotado e não irritam o tornozelo. A aba do calcanhar também tem algum preenchimento no interior para evitar bolhas.

Não há contador de calcanhar, mas há uma tira horizontal projetada para proteger o calcanhar. Funciona bem para mim com meias grossas, mas tenho certeza de que muitos corredores com pés de baixo volume sentirão deslizamento do calcanhar, não importa o quão apertados eles amarrem os atacadores.

O antepé e a biqueira são confortáveis ​​e ajustam-se perfeitamente ao tamanho, ao contrário do Endorphin Pro 3, que recomendei aumentar pela metade devido à biqueira estreita. O ajuste geral ainda é estreito, então não o recomendo para corredores de pés largos.

Saucony Endorphin Elite Sole Unit

O Endorphin Elite parece mais rápido do que o Endorphin Pro 3. O principal fator contribuinte é a mola do dedo do pé e a agressividade com que ele se curva para cima. Isso torna as transições do mediopé para o antepé mais rápidas e acho mais fácil aumentar a minha cadência.

É essa geometria que eu desejava quando corri no Endorphin Pro 3.

O sapato de sensação mais semelhante é o Vaporfly Next% 2, que também tem a sensação de inclinação para a frente, mas o Endorphin Elite se sente ainda mais agressivo porque a espuma da entressola do Elite é mais firme que a do Vaporfly.

O PWRRUN HG é uma espuma muito diferente do PWRRUN PB e não consiste em pequenos grânulos fundidos.

Saucony pode tentar colocar PWRRUN HG em versões futuras do Endorphin Pro, mas espero que não; é um passo atrás de PWRRUN PB na minha opinião.

O HG parece mais com a versão mais antiga do PWRRUN PB que estava no Endorphin Pro 1 e 2: mais denso e menos animado do que a versão atualizada no Endorphin Pro 3.

A entressola do Endorphin Elite tem 2 sessões: a espuma creme incolor na parte inferior e a espuma pintada de verde acima dela. É enganoso porque do lado de fora parece uma entressola extremamente alta, mas seu pé não fica em cima da seção verde, fica dentro. A parte verde surge ao redor do pé para fornecer trilhos laterais para guiar os seus pés e melhorar a estabilidade.

As transições são realmente suaves, embora haja um grande recorte no meio do pé na lateral, o que faz com que pareça um tamanco. Isso ocorre porque o lado medial é preenchido para não haver sensação de afundamento à medida que faz a transição pelo mediopé.

As transições não são tão agitadas quanto em outros supersapatos, como o Endorphin Pro 3.

Acho o Endorphin Elite realmente agradável numa variedade de passos devido à largura e estabilidade da sua base, embora em passos mais lentos acima de 5 minutos por quilómetro, pareça menos especial porque não carrega o antepé. Este é um super sapato que tanto os mid packers quanto os elites/sub-elites podem usar, porque não precisa de um golpe de pé perfeito para poder correr confortavelmente nele.

É firme o suficiente para corridas mais curtas, como 5K e 10K, e também é amortecido o suficiente para distâncias de maratona, então acho que é realmente versátil.

A placa de carbono no Endorphin Elite é tão rígida quanto a do Endorphin Pro 3 e acho que são duas das placas de carbono mais rígidas em qualquer um dos super tênis .

A placa rígida no Elite combinada com a sua mola de ponta alta fornece um encaixe significativo que resulta numa grande propulsão semelhante a um trampolim.

O Endorphin Elite é um dos poucos e raros supersapatos que tem essa assistência de lançamento para a frente semelhante a um trampolim.

A sola do Endorphin Elite parece um mashup da série ASICS Metaspeed e da série Adidas Adios Pro. A borracha é fina, com textura semelhante à borracha Adios Pro, enquanto o antepé com recortes circulares tem uma semelhança impressionante com o Metaspeed.

PWRRUN HG não é muito resistente à abrasão quando se trata de arranhões. Acho que não conseguirei obter muita quilometragem com o Endorphin Elite devido à falta de cobertura de borracha e também da espessura da borracha. Este sapato é aquele que só pode usar para corridas.

Conclusões Saucony Endorphin Elite

Se preço e durabilidade não fossem problemas, eu escolheria o Endorphin Elite em vez do Endorphin Pro 2 ou 3. Parece mais estável devido à sua base mais larga e mais rápido pela sua mola de dedo super agressiva. Porém, não é perfeito: o PWWRUN HG carece de retorno de energia e salto e o bloqueio do calcanhar não é ótimo.

Se não tem nenhum dos dois sapatos e quer um super sapato, recomendo o Endorphin Pro 3 em vez do Elite porque é mais durável, com melhor custo-benefício. Ele também tem uma parte superior com melhor bloqueio do pé.

A maior fraqueza do Endorphin Elite é sua baixa durabilidade.

Se é um atacante de calcanhar, o sapato simplesmente não durará devido à falta de sola de borracha. Não pode ser usado para treinos porque não é durável o suficiente, tendo uma vida útil muito curta. Definitivamente não é valor para o dinheiro.

Se tiver bolsos fundos, o Endorphin Elite funcionaria numa rotação ao lado do Endorphin Pro 3 com o Pro 3 mais durável para treinar corridas de tempo, intervalos e qualquer outro treino de velocidade. A Elite poderia então ser reservada apenas para corridas.

Eu definitivamente correria no Endorphin Elite novamente. Ele oferece um dos mais altos níveis de assistência de velocidade que já senti num ténis de corrida e me ajuda com suporte no final da corrida, quando a minha forma fica desleixada.

Com o Endorphin Elite, a Saucony finalmente tem uns ténis de corrida de nível S que pode competir com os supersapatos mais rápidos na linha de partida.

Leave a Reply