6 Dicas para começar o Trail

Por que não aproveitar o bom tempo para começar no trail?

Para te fazer querer começar a aventura, ofereço-te 6 dicas!

 
1 – Questionar as suas profundas motivações
Um pouco mental para começar este artigo! Se começar a seguir apenas o efeito da moda, pode rapidamente tornar-se mais complicado à primeira dificuldade. Por isso, aconselho-vos a perguntarem-se sobre as vossas profundas motivações ou até mesmo sobre os vossos sonhos mais loucos! No final, por que quer começar a fazer trails?
Por exemplo, a sua principal fonte de motivação pode ser o simples prazer de estar em contacto com a natureza. A sede de aventura, o desejo de descobrir novas paisagens ou um dia participar num evento mítico são também importantes motivadores.
2 – Saber correr
O trail é acima de tudo correr e andar! Não é por acaso que a disciplina se chama “trail running”! De qualquer forma, esta é a minha visão de disciplina. Claro que terá de caminhar durante as suas saídas, ainda mais com a inclinação íngreme e a duração do esforço. Mas o objetivo continua a ser eu correr o máximo possível.
Se vieres da corrida de estrada, as tuas qualidades de velocidade serão uma vantagem, especialmente para as partes planas e rolantes. Mas terá de se adaptar à especificidade do terreno.
3 – Habitue-se gradualmente às especificidades do terreno
Para começar, terá de se familiarizar gradualmente com as especificidades do terreno: subir, descer…. em terreno, por vezes muito irregular.
O trabalho relacionado com os músculos não é o mesmo em comparação com as corridas de estrada. Em particular, os músculos da perna trabalham em diferentes regimes de contração muscular. O melhor é fazer alguma musculação para prevenir lesões e proteger as articulações.
Se estás a apostar em trilhos de montanha, podes começar por andar rápido para te habituares ao terreno. Então podes fazer algumas saídas em paralelo em terreno montanhoso. Isto é o que tive a sorte de poder fazer nos meus primeiros tempos: prazer garantido!
Mesmo que não tenhas uma montanha nas proximidades, podes encontrar um terreno adequado para o teu treino. Só tens de encontrar os sítios certos perto de ti. Escadas longas ou uma subida de cem metros podem fazer o mesmo efeito mesmo que as paisagens sejam menos amigáveis!!
4 – Não faça um drama!
Às vezes parece que o trail running é um desporto de ultra-resistência com corredores que treinam 4 vezes por semana e se levantam às 5 da manhã para treinar!
Não podemos esquecer que também podemos divertir-nos a curtas distâncias com uma mudança de cenário garantida. Se tiver um mínimo de disciplina no treino e estiver motivado, pode rapidamente estar operacional por um curto caminho.
5 – Não exagere
Desejo-te muita diversão quando começares a correr nos trilhos. Mas também gostaria de avisá-lo contra um erro clássico: esquecer-se de respeitar os ciclos de repouso necessários. Não vou dar nenhuma lição moral sobre este ponto porque a minha bulimia para caminhadas me valeu uma tendinite desagradável há algum tempo!
Por isso, não negligencie os períodos de repouso, mesmo que sinta que tem excelente condição física! O trail running continua a ser um desporto traumático. Respeitar os períodos de descanso poupar-lhe-á várias semanas de inatividade devido a lesão e à moral a meia haste que acompanha! Pensa nos teus entes queridos que terão de te apoiar!
6 – Devidamente equipado
É essencial investir em ténis específicos para correr em estrada ou terreno acidentado. Claro que tem de se sentir bem nos ténis: não hesite em dar um passeio na rua ou no tapete antes de comprar.
Para gerir a hidratação, comprar um cinto falso parece-me suficiente para começar. Mas se não gostar ou apostar de imediato na longa distância, pode investir num camelbak. É mais caro, mas tem a vantagem de ter mais volume e tornar-se-á necessário de qualquer maneira quando embarcar em distâncias mais longas.
Você também precisa de roupas que estejam adaptadas ao tempo e à estação. A única roupa realmente específica parece-me ser o corta-vento/impermeável para avisá-lo do mau tempo, especialmente para saídas em terrenos montanhosos. Certifique-se de dar uma boa olhada no tempo antes da sua saída!