Quando Eliud Kipchoge tentou pela primeira vez correr a distância da maratona com menos de 2 horas, parte do esforço organizacional focado nas condições ambientais. Não é nenhum mistério que, independentemente da preparação dos corredores, a temperatura e o clima são fatores variáveis ​​que podem afetar significativamente o desempenho e, o resultado.

Na ocasião, decidiu-se correr de manhã cedo e num circuito – o de Monza – que, pela sua conformação e localização, garantia as melhores condições. A escolha do horário, em conjunto com as boas previsões meteorológicas, foi feita para poder controlar outros fatores como a humidade e o vento.

Pode se preparar com determinação e precisão para cada corrida, mas existem fatores variáveis ​​que não dependem da nossa vontade e que muitas vezes podem afetar o desempenho final.

Entre estes fatores encontram-se alguns dos mais importantes: a temperatura pode pesar muito, principalmente quando atinge valores muito baixos ou, pior ainda, valores muito altos. A maratona das últimas Olimpíadas de Tóquio, por exemplo, foi disputada num clima muito quente e húmido, condições que levaram à renúncia de vários atletas. E se pode se proteger do frio, não pode fazer muito contra o calor, na verdade, nada.

Qual é a temperatura ideal?

Para entender como o clima está relacionado ao desempenho na corrida, os pesquisadores analisaram 1.258 corridas realizadas entre 1936 e 2019 (incluindo maratonas, 50 km, 20 km, 10.000 m, 5.000 me 3.000 m) e cruzando os resultados com os dados da estação. Clima local.

Role a bateria porque esta análise poderosa nos permitiu chegar à conclusão de que …

A melhor temperatura para correr uma maratona está na faixa entre 10 e 17,5 ° C de temperatura do ar.

Qualquer valor inferior, mas acima de tudo superior, causa uma deterioração no desempenho.

Pendurado numa previsão (tempo)

Infelizmente o clima é variável por natureza e as corridas costumam ocorrer em temporadas intermediárias, para fugir do frio excessivo do inverno ou do calor insuportável do verão.

O problema é que nessas estações o clima é extremamente variável. Em suma, não é certo que em novembro em Nova York faça frio ou em outubro em Berlim o clima seja ameno.

Pode acontecer que esteja muito frio ou até muito quente, e realmente é a única coisa que, mesmo diante de uma preparação perfeita, ninguém consegue controlar, nem mesmo os mais fortes.
Como na vida, eventos inesperados estão sempre à espreita durante uma corrida, mesmo se estiver perfeitamente preparado.
A partir de hoje, porém, sabe que se a temperatura estiver entre 10 e 17,5 ° C quando você competir, estará nas melhores condições para fazer o seu melhor.