Foi à luta, gastou a sola do ténis e terminou o seu treino – parabéns! Mas, de repente, uma fadiga se instala, com uma sensação de exaustão total. Já aconteceu com? Talvez seja a fadiga pós-corrida.
O que é fadiga pós-corrida?
A fadiga pós-corrida é um estado físico de exaustão que acontece quando se corre intensamente (demais) ou corre longas distâncias com frequência. Quando submetido à exaustão constante, o corpo não consegue se recuperar plenamente. Assim, a fadiga alcança até a próxima sessão de treino. Porquê? Porque leva certo tempo para o corpo eliminar os dejetos dos tecidos e músculos, além de reparar as fibras musculares.
Temos cinco dicas para ajudar a evitar o cansaço e se recuperar rapidamente após uma corrida.
5 dicas para se recuperar da fadiga pós-corrida
1. Se alimente bem antes de correr
Faça um lanche rico em carboidratos 30-60 minutos antes de sair para correr. Afinal, é impossível o corpo se sentir bem após treinar se não abastecê-lo adequadamente antes da corrida. Basta uma banana, uma barra de granola com baixo teor de fibras ou uma fatia de pão de forma, ou torrada com geleia.
Além disso, capriche na hidratação. Mesmo que beber um copo de água antes de correr possa ajudar, comece a hidratar o corpo bem antes de correr. Beber água em excesso antes de treinar pode causar desconforto no estômago. Digerir água leva algum tempo.
O que comer antes, durante e após uma corrida:
Seja iniciante, intermediário ou maratonista, a alimentação adequada garante o melhor desempenho.
2. Escute o corpo e se alongue
Sente pontadas na barriga durante a corrida? Sente tontura? Fica com as pernas fracas? Ouça o que o corpo digas! Se precisar fazer uma pausa durante o treino, faça, ou ao menos desacelere um pouco. Reduza o pace ou até mesmo caminhe.
Dica para corredores iniciantes:
Cuidado para não elevar pace e intensidade rápido demais! Podem surgir sinais de overtraining. O corpo precisa de tempo para se acostumar ao esforço aumentado. Se for aumentando a intensidade lentamente e gradual, conseguirá aumentar o desempenho e evitar o cansaço pós-corrida.
O tempo ideal para desacelerar e fazer alongamento é após a corrida:
3. Reabasteça após correr
Para superar a fadiga pós-corrida, faça uma refeição leve contendo carboidratos complexos e proteínas até 1h após a corrida. Isso dá mais energia e ajuda os músculos a se recuperarem.
4. Permita que o corpo se recupere
Uma boa noite de sono é fundamental para a sua saúde e recuperação. Na verdade, é tão importante quanto correr em si. Não é exatamente uma surpresa, mas certamente esse tema não recebe a devida atenção. Quando dorme, o corpo tem tempo para se regenerar e reparar os danos microscópicos causados pelos treinamentos, além de criar músculos.
Se precisar descansar, mas, ainda assim, estiver com vontade de mexer o corpo, pode fazer uma sessão curta de yoga no app adidas Training, alongamento moderado ou massagem com o foam roller.
Bom saber:
A recuperação começa antes de sair para uma corrida. Planeje dias de descanso e sessões de alongamento. Eles devem ser elementos constantes na sua rotina de treinos.
5. Monitora a saúde mental
Em vez de ganhar energia após correr, sente uma depressão, cansaço ou mau-humor? pode estar com exaustão mental.
Desportos são uma ótima forma de reduzir o estresse, mas sempre deve se sentir bem com a atividade física escolhida. Ela não deve ser motivo de estresse! Se não estiver curtindo (mais) certo tipo de esporte, faça uma pausa e tente algo diferente: em vez de correr, faça yoga, caminhada ou natação.
Sempre ouça seu corpo e dê a si o tempo necessário para se recuperar e se sentir bem!