VÃO DEIXAR DE SER DESCULPAS PARA NAO TERMINAR A MARATONA
1 – Dizes a ti mesmo que é impossível acabar. Essas vozes negativas podem fazer com que acabar seja realmente impossível, mas tens que te sobrepor a elas. A maior ajuda é a companhia de um companheiro mais experiente DESCULPAS PARA NAO TERMINAR A MARATONA. Podes também pedir motivação ao público presente, porque gera endorfinas que te permitirão prolongar o esforço.
2- Sentes a boca seca, sentes-te fraco e tens que baixar o ritmo. Se levas menos de uma hora e um quarto é uma desidratação leve, bebe para compensar. Se já levas mais tempo junta, além disso, hidrato de carbono (um gel servirá). Deves comer alguma coisa cada 45-60 minutos.
3 -Não aguentas pensar nos km que ainda faltam. Tens que desviar a atenção para outra coisa, podes contar as árvores do caminho, etc.
4 – Doem-te os gémeos, os quadricípetes ou os isquiotibiais. Se estás a levar um ritmo alto é normal que sintas algumas dores nos músculos intervenientes, mas ouve bem o teu corpo, se a dor for intensa é sinal de que deves baixar o ritmo. Avalia a situação, não faz mal se tiveres que parar ou caminhar.
5 – Estás próximo da meta, mas estás a ponto de parar. Cria a imagem mental de umas cordas que te puxam para a meta e estão-te a levar. Podes também pensar que levas uma garrafa cheia de energia e que te está a dar forças. Estabelece objetivos facilmente atingíveis: até ao próximo cruzamento, até ao próximo sinal de trânsito e assim até à meta.





