Se para muitos a corrida também é uma forma de emagrecer ou manter o peso sob controlo, o próximo passo é reduzir ou eliminar a barriga.
Correr pode fazer muito nesse sentido, mas talvez não saiba que a parte do dia que treina não é irrelevante e, na verdade tem um peso na redução da barriga.
O motivo é óbvio: como observa um artigo da Newsweek , além de quanto e como come, um dos culpados desse acúmulo de gordura é, mesmo que indiretamente, o cortisol.
O cortisol é uma hormona liberada pelas glândulas supra-renais que regula a resposta do corpo ao estresse, afeta a pressão arterial, o açúcar no sangue e os ciclos do sono.
O que o estresse tem a ver com isso
Normalmente, o nível de cortisol é mais alto pela manhã ao acordar e mais baixo à noite. Em suma, diminui durante o dia, para depois voltar aos seus níveis iniciais durante o descanso noturno.
Este ciclo é normal e significa que pela manhã (quando é mais alto) as energias disponíveis são igualmente altas. No entanto, se treinar à noite, para suportar o esforço, o nível de cortisol também aumenta e a resposta do corpo à demanda incomum de energia é estocar gordura. Onde? Bem, adivinhou: na barriga. E essa não é a única desvantagem: aumentar o cortisol à noite também pode levar a distúrbios do sono.
Uma pesquisa de 2022 confirmou que, tanto em mulheres quanto em homens, correr pela manhã é mais eficaz no consumo de gordura, justamente porque o nível de cortisol é maior e isso se traduz num melhor aproveitamento da gordura abdominal, sendo queimada e não armazenada como acontece no noite.
Por fim, o sono é de importância central: como vimos, é durante a noite que os níveis de cortisol aumentam, atingindo os seus valores máximos pela manhã. Se eles são levantados à noite devido a um treino, o resultado é um sono menos reparador devido à reposição precoce de cortisol.
O tempo
Tendo uma visão diferente é Rachel MacPherson, uma nutricionista certificada e autora de livros de saúde e fitness. Para ela, a hora do dia é relativamente importante: o que importa é que o tempo dedicado à formação seja um compromisso e que encontre espaço na agenda de quem a pratica.
Em suma, a continuidade é mais relevante do que o tempo em que treina, até porque os biorritmos influenciam quando treina.
Em outras palavras: o horário depende tanto dos compromissos pessoais e de trabalho quanto da inclinação individual de preferir determinados horários.
Resumindo: como sempre, a resposta certa para a questão de como perder gordura abdominal não é (só) correr de manhã, mas sim fazê-lo com perseverança e empenho e principalmente quando lhe apetecer.
Se te faz bem pela manhã, nada melhor!





