A PUMA reuniu os atletas Usain Bolt, Julien Alfred, Mondo Duplantis e Amanal Petros na PUMA House em Tóquio, para assinalar o lançamento de “The Future of Fast” no âmbito do Campeonato Mundial de Atletismo de 2025.
Usain Bolt, o homem mais rápido de sempre e um nome há muito sinónimo de velocidade, partilhou as suas opiniões sobre como poderia ter sido mais rápido com as sapatilhas de corrida de última geração Forte NITRO™ da PUMA. Um novo estudo, realizado pelo investigador de renome mundial da indústria de corrida, Wouter Hoogkamer, com a equipa de inovação da PUMA, revelou que o velocista jamaicano poderia ter superado o seu recorde mundial de 100m de 9,58 segundos — estabelecido em Berlim em 2009 — em 0,16 segundos. O tempo de chegada projetado de Bolt, de 9,42 segundos, iria ultrapassar o seu recorde mundial, consolidaria o seu legado como o maior atleta de todos os tempos e destacaria o papel da PUMA como pioneira na inovação nesta modalidade.
Usain Bolt refletiu sobre a evolução da tecnologia desde que se retirou, dando exemplos de atletas que continuaram a melhorar com a evolução das sapatilhas. “Provavelmente teria corrido muito mais rápido se tivesse continuado”, disse. “Se soubesse que as sapatilhas com pitões chegariam a este nível, talvez o tivesse feito, porque teria sido ótimo competir a este nível e correr tão rápido.”
Bolt revelou ainda as suas ambições para a nova geração de atletas que estão a competir em Tóquio, até 21 de setembro, e deixou a seguinte recomendação: “Percebam que o caminho não será fácil — há muitos altos e baixos — e têm de estar dedicados e prontos para tudo.”
Além de Usain Bolt, também o recordista mundial de salto com vara, Mondo Duplantis, o campeão olímpico dos 100 m, Julien Alfred, e o recordista alemão de maratona, Amanal Petros, partilharam as suas experiências e comentaram o impacto da próxima geração de produtos de desempenho da PUMA.
Mondo Duplantis, amplamente considerado o maior saltador de vara de todos os tempos, refletiu sobre o seu notável percurso até ao topo. O atleta sueco-americano da PUMA detém o atual recorde mundial em 6,30m e foi nomeado 2022 atleta masculino do ano após uma temporada que o viu reivindicar dois campeonatos mundiais, o título europeu, a coroa da Diamond League, e dois novos recordes mundiais. “Tóquio tem uma energia incrível”, disse Duplantis. “Trazer a nossa modalidade até aqui, neste nível, e mostrar às pessoas o que é possível atingir, é realmente especial”.
“A velocidade é a nossa prioridade”, acrescentou, descrevendo o processo de design colaborativo da PUMA. “Sinto-me a pessoa mais rápida e que realmente tem vantagem sobre os outros. A situação atual das nossas sapatilhas PUMA evoluiu, e a tecnologia de espuma NITRO™ oferece grandes vantagens, por isso estamos a tentar desenvolver novos produtos com essa base”.
Julien Alfred, uma das novas estrelas mais auspiciosas do sprint, oriunda de Santa Lúcia, tornou-se a primeira medalhista olímpica do país. Desde então, ascendeu ao topo do atletismo mundial. Agora, a campeã olímpica dos 100m, atleta da PUMA, é conhecida pelos seus arranques repentinos e um estilo de corrida destemido. “Ainda é surreal estar aqui”, disse Julien Alfred. “Tóquio tem uma história tão rica no atletismo — só quero dar o meu melhor e inspirar a próxima geração que nos está a ver.”
“A PUMA faz um bom trabalho, certificando-me de que estou sempre confortável e pronta para dar o meu melhor”, acrescentou a velocista. “Com foco no atleta, mostra que também se preocupa com a sua saúde mental. Ao colocar o atleta em primeiro lugar, permite que este também se possa superar e dar o seu melhor”.
Amanal Petros, recordista nacional alemão em maratona e meia-maratona, redefiniu a longa distância com vários desempenhos recordes. O atleta da PUMA tornou-se um símbolo de resiliência e consistência no cenário internacional de corrida de longa distância. ” Tóquio reúne os melhores do mundo que vêm até aqui para se testar a si mesmos”, disse Amanal Petros. “Fazer parte deste Mundial de Atletismo, em representação da PUMA, contribui para que eu vá ainda mais longe.”
“Pessoalmente, estou muito orgulhoso das Fast-R3 porque colaborei no seu desenvolvimento”, disse Petros. “As sapatilhas são realmente confortáveis, especialmente na forma como impulsionam a corrida. Estou entusiasmado porque também temos sapatilhas novas e até mais leves em 2026 e 2027. Mas, por enquanto, vou aproveitar para usar estas novas que tenho!”
Os fãs em Tóquio também tiveram oportunidade de conhecer as mais recentes inovações da PUMA no NITRO™ Lab, um espaço imersivo de inovação, com modelos conceptuais de sapatilhas para atletismo, um laboratório de economia de corrida em pleno funcionamento e cores exclusivas dos modelos mais rápidos da marca.
Romain Girard, Vice-Presidente da PUMA, explicou: “Temos uma abordagem orientada para o atleta, o que significa que estamos em constante evolução de produtos com base no feedback que recebemos diretamente dos nossos atletas de nível de elite. A sua contribuição tem uma influência direta no processo de desenvolvimento e permite-nos criar produtos mais eficientes que lhes permitem obter vantagens relativamente à concorrência, desde os 100m à maratona.”
O Fast-R Nitro ™ Elite 3, o modelo de corrida de longa distância mais avançado da PUMA até hoje, são um produto em destaque. Testes independentes revelaram que os atletas alcançam a sua melhor economia de corrida nas sapatilhas, com mais de um terço dos maratonistas a melhorar os seus recordes pessoais em cerca de três minutos.
Dezasseis anos depois dos ainda inigualáveis recordes mundiais de Usain Bolt, uma nova geração de atletas está nas pistas de Tóquio com a tecnologia PUMA, cada um com o objetivo de fazer história.
Mais de 140 atletas da PUMA vão competir no WAC 2025, incluindo a atual campeã olímpica dos 100m Julien Alfred, o recordista mundial dos 400m barreiras masculinas Karsten Warholm, o tricampeão mundial de salto com vara Mondo Duplantis, a estrela japonesa do sprint Hakim Sani-Brown e a atual campeã mundial de salto em altura feminino Yaroslava Mahuchikh. Nas pistas, Amanal Petros vai liderar a equipa alemã de maratona, reforçando o compromisso da PUMA com a velocidade e o desempenho em todas as modalidades desportivas.
Romain Girard comentou ainda: “Tóquio é onde tudo começa. O que aprendemos esta semana volta diretamente para o laboratório. Temos um pipeline completo de projetos futuros nas nossas categorias desportivas, com novos materiais e técnicas de construção para melhorar o desempenho, o conforto e até a sustentabilidade – o que significa que há muito a esperar na PUMA”.
Apresentando testemunhos exclusivos dos atletas mais rápidos do mundo e análises de produtos baseadas em dados da equipa de inovação da PUMA, estes momentos celebram os atletas que estão a fazer história no desporto e demonstram como a PUMA está a colaborar para ser pion“Future of Fast”.eira no





