InícioFisioterapiaArticulacões e ossos mais saudáveis.

Articulacões e ossos mais saudáveis.

A glucosamina é uma das inúmeras substâncias classificadas como açúcar aminoso. Diferente dos outros tipos de açúcar no corpo, é um componente do carbohidrato incorporado na estrutura dos tecidos corporais em vez de ser usado como fonte de energia.

A glucosamina está, consequentemente, envolvida. Na formação de unhas, tendões, pele, olhos, ossos, ligamentos e válvulas do coração. Ela também tem um papel muito importante nas secreções das mucosas dos tratos digestivo, respiratório e urinário.

A glucosamina é produzida no corpo pelo carboidratos simples: glicose e o aminoácido: gluteína. Ela é encontrada em alta concentração nas estruturas das articulações.

Também está disponível como suplemento, na forma de sulfato de glucosamina, que ajuda a combater as causas e os sintomas da osteoartrite. A glucosamina tem sido o objectivo em mais de 300 estudos e 20 tentativas clínicas e realmente constrói a cartilagem das articulações. Ele também pode reduzir sensivelmente a destruição da cartilagem e a depressão causadas pela ingestão de drogas anti-inflamatórias sem esteróide (NSAID), que são usualmente prescritas para pessoas com artrite.

A glucosamina pode ser consumida juntamente com o sulfato de condruitina para um efeito ainda maior no tratamento da osteoartrite, e, como suplemento, pode ser útil no tratamento de pessoas com asma, bursite, candidíase, alergias a alimentos, osteoporose, alergias respiratórias, tendinite, vaginite e vários problemas de pele.

A condruitina é um elemento importante na produção de cartilagem das articulações, onde ela actua como amortecedor. Quimicamente, a condruitina pertence a um grupo de substâncias classificadas como glicosaminoglicons mucopolisacarídeosl, que são tipos complexos de moléculas de carboidratos.

O glicosaminoglicom, por sua vez, prende-se a proteínas como colágeno e elastina, criando substâncias cada vez mais complexas, conhecidas como proteoglicons, um componente vital do tecido cartilaginoso. A condruitina atrai água para os proteoglicons e mantém-na lá, o que é importante para ter uma saudável cartilagem das juntas. Ela também pode proteger a cartilagem existente da degeneração prematura, bloqueando enzimas que destroem a cartilagem, inibindo os nutrientes de serem transportados para a cartilagem para sua reconstrução.

A ingestão de condruitina, normalmente derivada do pó da cartilagem de tubarão ou da cartilagem da traqueia da vaca, tem-se mostrado útil no tratamento da osteoartrite.
Muitas vezes, é usado juntamente com a glucosamina para um tratamento ainda mais eficaz. A suplementação é na forma de cápsula, pílula ou tablete.

Nem a condruitina nem a glucosamina têm mostrado algum efeito tóxico, mas há uma série de efeitos colaterais para certas pessoas. O Arthritis Foundation recomenda algumas precauções na ingestão para o tratamento de osteoartrite. Deve-se comunicar o uso desses suplementos ao médico e avisar de qualquer alergia ou reacção adversa. Tenha cautela na ingestão de condruitina quando estiver a consumir diariamente anticoagulantes ou aspirina.

Mulheres grávidas não devem tomar esses suplementos, pois não existem estudos suficientes quanto à segurança e aos efeitos colaterais durante a gravidez.

Fonte; Running BR
RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular