É inútil contorná-lo: para além das motivações filosóficas e pessoais, muitas pessoas começaram a correr e continuam a fazê-lo para manter um peso saudável ou para perder peso.Mas as coisas nem sempre resultam se estiver a fazer o tipo errado de treino, pode fazer todos os seus esforços em vão.
Corredor principiante
Em vez de trabalhar na velocidade e no desempenho que pode ainda não ter nas pernas desde que começou a correr, concentre-se num treino mais lento mas mais longo. Caminhe se não puder correr mas não insista na velocidade, que se acumulará lentamente mais tarde. O treino aeróbico é a melhor forma de queimar gordura e é mais eficaz quanto mais tempo durar. Se se dedicar imediatamente a treino intenso, expõe-se muito mais ao risco de esgotamento (já não suporta o esforço devido a fadiga excessiva) e lesões. Corra a um ritmo que lhe permita falar com um parceiro em fuga e possivelmente andar 5-10 minutos no início ou no final da sua sessão.
Corredor médio
Se já tem um bom regime de treino mas não consegue perder peso, tente a acção combinada de uma dieta de queima de gordura combinada com um treino de corpo inteiro. Por exemplo: se sair para uma corrida de manhã, não tomar o pequeno-almoço (talvez até tendo comido pouco na noite anterior) e forçar o seu corpo a utilizar a gordura como energia. Não negligencie as caminhadas rápidas de meia hora: fazem mais do que você pensa.
Como correr em vez disso? O segredo é uma abordagem mista: alternar trabalho rápido com trabalho de resistência. Com uma advertência: nunca faça esta última ao máximo, mantendo-se idealmente em torno de 70% do seu VO2 máximo, de modo a maximizar o consumo de gordura.
Corredor experiente
Pronto para empurrar? Se correr muito e tiver um bom desempenho mas não conseguir queimar gordura, é altura de introduzir cerca de 3 minutos de repetição a 85-90% do seu ritmo cardíaco exercido. Comece com um aquecimento de 10 minutos a um ritmo normal e depois faça 10 repetições de 3 minutos seguidos com um minuto de recuperação entre cada uma. Após cada ciclo, descansar durante 10 minutos e repetir. Terminar tudo dentro de uma hora. Se ainda se sentir bem e quiser acrescente uma corrida ligeira de 5/6 km.
Não é suficiente e ainda tem força nos seus dias de folga? Não há nada melhor do que um pouco de treino de corpo livre e corrida: 5 minutos de flexões, burpees, 15 de corrida ligeira, mais 5 minutos de saltos e alpinistas e mais 15 minutos de corrida para terminar.





